CARNAVAL x VIDA CRISTÃ

A origem do carnaval

Talvez o termo carnaval tenha surgido quando o Papa São Gregório Magno (590-604), instituiu o último domingo antes da quaresma como o “dominica ad carnes levandas”, (cuja abreviatura teria originado a palavra CARNAVAL) que significa domingo quando a carne é retirada, em respeito ao corpo de Cristo que fora crucificado. Assim, a festa pagã teria sido recepcionada pela igreja, já que historicamente a festa tem origem no Egito antigo, quando era celebrado o deus Ápis, (meio homem e meio touro) pelas boas colheitas. A mesma festa na Grécia, antes de Cristo, era celebrada com muito vinho em louvor à divindade Dionísio, deus do vinho. Roma, influenciada pela cultura helênica, adaptou a festa cultuando os deuses Saturno e Baco, dando origem às saturnadas e bacanais. Daí para alcançar os confins do mundo foi um passo relativamente fácil.

No Brasil chegou com os portugueses, era o “entrudo”. Juntou-se à festa o clima tropical e a dança dos escravos e o Brasil logo incorporou com facilidade a festa, tornando-se referência mundial em razão dos desfiles carnavalescos, levando alguns inclusive a pensar que festa seja de origem brasileira.

O papel do catolicismo foi determinante na propagação da festa, visto que, com o intuito de não contrariar os recém-convertidos ao catolicismo, antes da imposição do jejum da quaresma, que é celebração católica, lhes permitia um dia em que pudessem dar lugar aos desejos da carne com menos restrição. Nesta época, o carnaval, o uso de máscaras permite ocultar a identidade e propicia ao folião um sentimento de anonimato, dando-lhe mais liberdade no uso de bebidas alcoólicas e hoje, de drogas ilícitas e psicotrópicos.

Porque Deus não gosta do Carnaval?

Poderíamos delongar vários contextos históricos, que nos dessem subsídios para mostrar o porquê Deus não gosta do carnaval. Porem vamos nos prender em apenas cinco motivos, que acredito que serão suficientes para te convencer, que Deus abomina esta festa.

1. Deus detesta o carnaval porque o que acontece nele não é edificante.

11. Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! 12. E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos.

Isaías 5:11,12

Uma pesquisa rápida pela internet nos ajuda a verificar, que o carnaval é uma das épocas onde existem mais estupros, mais acidentes e mortes por embriaguez ao volante, mais assédios, mais gravidez indesejada, mais doenças sexualmente transmissíveis, mais abusos de todo tipo, concentrados em poucos dias de festas. Tudo isso nos indica, que o carnaval é a festa dos excessos, e a festa onde Deus e Sua vontade são colocados de lado.

2. Deus detesta o carnaval, porque nele as pessoas são mais amigas dos prazeres do que amigas de Deus.

1.Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2.Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3.Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4.Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

2 Timóteo 3:1-4

Existem prazeres em nossa vida que não são pecados, mas no carnaval o grande foco é para os prazeres pecaminosos. Dentre eles podemos citar claramente a sexualidade aflorada e fora de controle, a lascívia, as bebedeiras insanas, e a busca da alegria nos prazeres e não em Deus. Esta busca de satisfazer os prazeres da carne, faz com que Deus abomine esta festa.

3. Deus detesta o carnaval, porque nele não existe espaço para Ele.

Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer com que sua alma goze do bem do seu trabalho. Também vi que isto vem da mão de Deus. Pois quem pode comer, ou quem pode gozar melhor do que eu?

Eclesiastes 2:24,25

A bíblia nos mostra que Deus, não é um Deus carrancudo e que não gosta de festas. Pelo contrário, nas leis do antigo testamento, existem diversas festas obrigatórias, e algumas inclusive, que duram até sete dias: “Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: as festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas – Levítico 23:2.” A grande diferença é que as festas de Deus têm foco na edificação do relacionamento de Deus com o Seu povo. Elas não têm foco no pecado e no erro. As festas do Senhor são festas de alegria e gratidão focadas em Deus e não em coisas. Nelas havia culto ao Senhor. Deus era o centro delas. Já na festa de carnaval, Deus é “expulso” pelos homens, não há espaço para Ele. E se Deus não é bem-vindo, é porque a festa não é boa e não conduz a verdadeira alegria.

4. Deus detesta o carnaval porque é um perigo para as pessoas.

O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.

Provérbios 13:20

Talvez você já deve ter pensado: mas é só uma festinha comum, sem maldades, e que faz parte da nossa cultura. Muitos argumentam desta maneira para participar do carnaval. Porém a palavra do Senhor é bastante clara sobre o risco de participar de coisas que têm o potencial de nos causar males: “Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? – Provérbios 6:27”. Em outras palavras, como alguém pode passar por dentro do esgoto, sem que se suje? Por mais cuidados que se possa tomar, o risco é muito grande. Nossa natureza humana é pecaminosa para o erro, por isso participar do carnaval (mesmo com boas intenções) representa um erro, e um risco desnecessário.

5. Deus detesta o carnaval porque aquilo que se canta não O agrada.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Efésios 5:18,19

Você já reparou o que se canta no carnaval? Já reparou nas letras das músicas que fazem os foliões se alegrarem durante os dias da festa? Em sua maioria, são músicas que exaltam a sensualidade, promiscuidade, lascívia e outras coisas que de forma alguma edificam, que não exaltam a Deus e a vontade Dele para as nossas vidas. Como podemos cantar essas músicas, me alegrando com elas, e ao mesmo tempo fazer disso algo positivo em minha vida? Impossível! O que se canta no carnaval, em sua maioria, violenta os desejos de Deus contidos em Sua palavra, ignorando-os completamente ou até zombando dos planos que o Senhor tem para nós.

Posso participar do carnaval?

Acredito que assim como eu, você também já fez esta pergunta: Posso participar do carnaval? E a verdade, é que tenho que ser sincero em te dizer, que a resposta é SIM e NÂO para este questionamento.

Em primeiro lugar, a resposta é SIM, porque Deus nos deu o livre arbítrio. E a pesar de termos conhecimento do que é certo e errado, ele nos dá o direito de escolher o caminho que desejamos seguir.

Mas a resposta também é NÂO, porque Deus, espera que caminhemos em sua direção, e para isso se faz necessário não cedermos aos desejos da carne, e sim do Espírito.

A bíblia, entretanto, exige dos cristãos uma posição determinada em relação aos costumes pecaminosos do mundo. Paulo escreve na carta aos Romanos, capítulo 12, versos 1 e 2 para não amoldarmos ao mundo, ou seja, não sermos influenciados pelo sistema. Pelo contrário Cristo deseja que a sua igreja seja referencial e modelo de vida para a sociedade. Jesus ensinou que seus discípulos e, consequentemente, a igreja seriam luz do mundo (Mt 5:14). Paulo continua acrescentando que todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm (1Co 6:12).

Podemos sim fazer de tudo neste mundo, porém ao me entregar ao desejo da carne, e deixar de louvar a Deus e reconhecer a graça da sua presença sobre a minha vida, devo estar ciente que na hora do juízo final, precisarei prestar contas sobre as minhas escolhas (Salmo 37:10-11)

Que o Espírito Santo de Deus, te guie através da verdade e bom caminho.

Pedras Vivas Comunidade Bíblica

Estudo por: Pastor Ernestino de Souza e Welington Pires