“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João.3:16)
Reflexão sobre o Tema
O pecado fez separação entre Deus e o homem. Deus havia criado o mundo perfeito e havia comunhão entre o homem e Ele, porém, pela desobediência, o pecado nos tirou de sua presença. Na bíblia, que é a palavra de Deus, aprendemos que o salário do pecado é a morte (Rm.6:23). Dessa forma, longe do Senhor estávamos mortos espiritualmente. Porém, o grande amor de Deus, não nos deixou sem esperança, antes porém, enviou o seu filho amado para nos resgatar da prisão a que fomos encarcerados e nos concedeu o passaporte para a vida eterna (I Pe. 1:19-20).
Amados em Cristo Jesus, o passaporte para a vida eterna é para todos. Só Jesus tem poder para nos conceder essa graça. Só Ele é o caminho, não existem atalhos que nos leve ao Pai. Jesus não faz acepção de pessoas. Ele mesmo disse que não veio senão para os doentes (Mt.9:12). E todos nós somos necessitados da graça de Deus. Muitas vezes, adiamos a nossa decisão porque acreditamos que ao nos decidirmos por Jesus, perdemos a nossa liberdade. Mas, de que liberdade estamos falando?
Não raras as vezes, a nossa vontade é egoísta, baseada nas nossas necessidades imediatas. Como crianças, que brincam e depois de um tempo se cansa do brinquedo e quer outro novo assim também somos nós. Existe no profundo de nosso ser, uma necessidade tão grande de Deus que nada pode preencher. Por isso, esgotada a brincadeira, sentimos um vazio imenso. Quanto mais nos afastamos dEle, mas nos esvaziamos e nos sentimos infelizes.
Mas como falar de pecado e conversão com as crianças?
Uma das ferramentas mais importantes para a evangelização de crianças é o ensino da mensagem da salvação. É através dela que a criança vai fixar em sua mente os ensinamentos básicos do cristianismo.
Mas para falarmos de salvação com as crianças, é necessário utilizar frases no pessoal e singular, com o objetivo de fazer com que elas se sintam envolvidas, como por exemplos: – “Jesus morreu por você.”; -“bater no seu irmão é errado.”
O que é a mensagem da salvação?
A mensagem da salvação consiste em quatro pontos básicos, que são distribuídos pela história, e que ajuda a criança entender a importância da mensagem e memorização da história. Cada ponto da história é associado a um ponto básico da mensagem, que é melhor compreendido pela criança dentro do contexto da história por completo.
O primeiro ponto importante da mensagem da salvação é a figura de Deus, criador de todas as coisas e que é justo e fiel. Conhecendo essas características do Criador, a criança deve entender o desenrolar da história, saber que o Eterno está no controle de todas as coisas e que Ele trata todos com justiça. Ao falar de Deus, os pais devem ressaltar sua criação e como criou os homens para viverem com Ele, ao seu lado, para sempre. O versículo mais recomendado para citar, ao se falar dos atributos de Deus, é João 3:16.
Em seguida, o segundo o item a ser tratado é o pecado, o qual nos afasta de Deus. Quando se fala do pecado, os pais devem explicar que pecado é tudo aquilo que falamos, pensamos ou fazemos que desagrada a Deus. Recomenda-se que os pais citem alguns exemplos e deixem um tempo para que as próprias crianças citem exemplos de pecados. Os pais devem explicar que o pecado não nos permite participar da eternidade ao lado de Deus. Ao falar do pecado, os pais podem mencionar Romanos 3:23.
O terceiro fator da mensagem da salvação é a figura de Jesus Cristo, mesmo nas histórias relativas ao Antigo Testamento, Jesus Cristo deve ser mencionado porque é ele quem pode nos tirar do pecado e nos oferece a salvação. Jesus Cristo pode nos purificar de todo pecado e nos santificar, se realmente pedirmos isso a ele. Para falar de Jesus, os pais podem mencionar 1 João 1:7 ou João 1:12.
Por fim, o último e quarto item da mensagem da salvação é o perdão, a purificação, dos pecados. Os pais devem explicar que quando temos a verdadeira intenção de parar de pecar, e seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, nossos pecados são verdadeiramente perdoados, mas só Jesus pode nos perdoar. Nenhuma outra pessoa ou ritual tem este poder. Um versículo bíblico sobre a purificação dos pecados é João 3:36.
O livro sem palavras
Uma das técnicas mais utilizadas nas igrejas infantis de todo o Brasil, para transmitir a mensagem da salvação é o “livro sem palavras”. O livro sem palavras foi desenvolvido pelo reformador cristão Charles Spurgeon, e se baseia nas cores para ensinar as crianças. É uma maneira fácil de aprender e ainda mais fácil de transmitir a mensagem da salvação.
O livro sem palavras é dividido por cores, que remetem aos itens da mensagem da salvação, conforme detalhado a baixo:
Amarelo (dourado): Simboliza o Céu, o lugar onde Deus está, e seu grande amor por nós. Falem sobre os atributos de Deus (João 3:16). Para ir à página preta (ou coração) pergunte as crianças, o que não entra no Céu? O pecado!
Preto: A página preta (ou coração) representa o pecado. O pecado é tudo aquilo que pensamos, falamos ou fazemos QUE DESAGRADA DEUS. Dê exemplo de pecados que cometemos e deixe bem claro que todos nós pecamos. É normal ter pecado (Romanos 3:23). Para ir à próxima página vermelha (ou coração) diga o que pode nos livrar do pecado: o sacrifício de Jesus.
Vermelho: Nesta página (ou coração) falaremos de Jesus Cristo. Jesus foi o único que nunca pecou e morreu pelos pecados de todos nós. O único meio de limparmos nossos pecados é aceitando o sangue de Cristo (Hebreus 9:22 e 1 Coríntios 15:3,4).
Branco: A página branca (ou coração), representa o coração limpo do pecado. Com Cristo nosso coração fica limpo do pecado e temos certeza da salvação. Aqui, os pais devem transmitir total confiança na salvação (João 1:12 e Hebreus 13:5b).
Verde: a pagina verde (ou coração), deve ser associado com as plantas, que precisam crescer. Nós quando estamos com o coração limpo, devemos crescer para que não deixemos nosso coração ficar sujo de novo pelo pecado. Basicamente devemos orar, ler a bíblia, testemunhar e frequentar uma igreja (1 João 1:9).
O apelo, aceitação e conversão
Antes de pedir que aos seus filhos, que aceitem a Jesus como Salvador, recapitule a necessidade de salvação (todos pecamos, ninguém merece morar com Deus) e qual o caminho que temos para sermos salvos (receber Cristo como salvador e seguir seus ensinamentos). Peça que todos fechem os olhos e abaixem as cabeças, para que uma criança não vigie a outra, ou não tome uma decisão porque o colega também tomou. Peça um sinal com a mão e ore pela salvação delas.
Conclusão
A decisão é simples, e depende do seu sim. É se entregar sem reserva, como uma criança que se lança nos braços do pai. Somos tão carentes dessa paternidade, e por isso precisamos retirar os impedimentos, que em nada vão acrescentar em nossa vida. Diga sim a Jesus. Ele te ama tanto e deseja fazer parte de sua vida, deixe-o entrar, Ele está à sua porta e bate…
Amém!
Pedras Vivas Comunidade Bíblica
Welington Pires do Nascimento
Faça o download do plano da salvação, e converse com o seu filho!